Resenha: Jogos Vorazes (Trilogia)


Título: Jogos Vorazes
Título Original: The Hunger Games 
Título Nacional: Jogos Vorazes
Ano: 2010 
Páginas: 400 páginas
Editora: Rocco
Pontuação:    ♥ 



Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?



Título: Em Chamas
Título Original: Catching Fire 
Ano: 2011
Páginas: 416 páginas
Editora: Rocco
Pontuação:    ♥ 



Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.



Título Nacional: A Esperança
Título Original: Mockingjay 
Ano: 2011
Páginas: 424 páginas
Editora: Rocco
Pontuação:     



Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

Jogos Vorazes é uma trilogia escrita por Suzanne Collins. A série inteligentíssima acontece em Panem, que é uma nação composta por 13 distritos, tendo o seu 13° extinto, devido aos “Dias Escuros”. Que foram, nada mais, nada a menos que uma rebelião contra a Capital, que resultou na derrota de todos os distritos.

Por causa desses dias, e para mostrar o grande poder, a Capital lançou Os Jogos Vorazes – um reality show, onde cada distrito sorteia dois jovens de sexos opostos, com idades entre 12 à 18 anos como tributos para lutarem em uma Arena, onde apenas um vence, no caso, tem direito de viver. 

A estória de desenvolve ao redor da vida (e muitas vezes, quase morte) de Katniss Everdeen, que se voluntaría ao tomar o lugar de sua irmã Prim Everdeen no reality, e Peeta Mellark (*suspiro*), o sorteado do sexo masculino do distrito 12, responsáveis pela produção de carvão, onde há muita miséria, assim como em todos os outros distritos.
No meio de tantas mortes, se inicia um romance entre os dois, que pouco depois se transforma em um triangulo amoroso. Os atos de coragem e determinação ficam todos por conta de Katniss, já Peeta... Bem, eu sinceramente não sei em que parte da saga me apaixonei. Ele tem o dom de fazer isso com as pessoas, mesmo, tecnicamente, não fazendo nada (de fascinante) nos livros.

A saga é, com certeza, envolvente. Daquelas que faz qualquer um dizer "Só mais um capítulo..." e não parar. Te prende da primeira página a última, e faz reflexões sobre muitas questões interessantes, como a desigualdade social, e a política do pão e circo. Os dois primeiros livros são inquestionáveis, mas o terceiro causa um pouco de desapontamento, não só pelo nível inferior dos anteriores, mas também pela morte (desnecessária) de uma personagem, sem falar nos fins medíocres de alguns outros. Mas a decepção, é compensada pelo fim fofo do casal e pela narrativa brilhante que não deve ser desvalorizada só porque as coisas não aconteceram como desejado.
Com certeza os melhores livros que já li, ou melhor, vivi.
Para evitar spoilers, paro por aqui.

"Happy hunger games! And may the odds be ever in your favor!"



11 comentários:

  1. Com certeza meus livros preferidos! Jogos Vorazes é uma mistura de ação, romance, suspense, ficção.... é incrível!!! E o Peeta *-* nem se fala!!! :)
    Ansiosa pela segunda parte do filme, creio que não supera o livro, mas msm assim deve ser emocionante!
    Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei o filme bem parecido com o livro, não me desapontou não, agora vamos ver o segundo...
      Ahhhh. o Peeta <3

      Excluir
  2. Meninas, adorei a ideia de vocês!
    Um blog caprichado e com conteúdo da gosto de ver.
    Parabéns!

    Beijos!!
    =D

    ResponderExcluir
  3. Nunca li os livros, mas todo mundo que eu conheço e leu, já me contou... e foi sempre a mesma coisa
    Adoraram o 1º, morreram de raiva no 2º e odiaram o 3º hahaha Acho que isso me desanimou bastante, até pra ver o filme. Prefiro não me apegar sabendo que vou me desapontar no final
    Adorei o site de vocês, tem cara de tumblr! E o post ficou bem feito, parabéns.
    Beijos :)

    www.pseudonerds.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, apesar de tudo é uma saga muito boa! A gente tá até realizando um sorteio do box de Jogos Vorazes... Participe!
      Obrigada mesmo, a intenção era essa mesmo, ficar com carinha de Tumblr, migramos de lá :)

      Excluir
  4. Adorei esse contador de visitas de vocês. kkkkkkkkkkkkk Horrível.

    ResponderExcluir
  5. Essa trilogia é muito boa. Legal ficou a adaptação para o cinema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu amo! É verdade, ficou muito boa, agora estou aguardado "Em Chamas" né...

      Excluir
  6. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tinha escutado sobre esse livro, vou procurar!
      Obrigada pela dica e pelo comentário :3

      Excluir