Resenha: Desculpa Se Te Chamo De Amor

Título: Desculpa Se Te Chamo De Amor
Título Original: Scusa ma ti chiamo amore
Autor: Federico Moccia
Ano: 2009
Editora: Planeta
Páginas: 538
Pontuação:  ♥ ♥ ♥  



Niki é uma bela garota, é divertida, é inteligente. Tem 17 anos. Alex é um 'garoto' de quase 37. Separou-se há pouco, e sem uma razão clara, de sua noiva. Publicitário com grandes responsabilidades vê-se em crise no trabalho. Os dois se cruzam casualmente num pequeno acidente de trânsito. Niki gosta de Alex, Alex acha Nikki divertida. A relação fica cada vez mais intensa. Não querem deixar a diferena de idade atrapalhar. O mundo dos adolescentes se choca com o dos adultos. Mas a vida dos dois nunca mais será a mesma. Este romance é a vontade de reencontrar a própria liverdade, a vontade de ter sentimentos verdadeiros, de amar sem conveções e sem muitos porquês. É o cotidiano, mas também o sonho.


Nikki é uma adolescente atrevida, que tem quatro amigas auto declaradas "As Ondas" (No italiano, idioma original do livro, significa ONDE. Ou seja, as iniciais das quatro). Alessandro um publicitário, que foi abandonado pela ex-noiva. Os dois se conhecem por acidente. Literalmente, já que em um belo dia Alessandro está indo para o trabalho, e acidentalmente atropela Nikki em sua motoca. 

Um acordo é feito: Alessandro se compromete em consertar a moto de Nikki e pagar pelos prejuízos. Ela concorda, mas acaba fazendo o recém-conhecido de motorista, uma vez que está atrasada e precisa chegar o mais rápido possível na escola.

"E se for amor, amor de verdade?"

Apesar da idade, os dois passam a se encontrar para resolver os "problemas com a motoca". Porém, o que Alex não esperava era se apaixonar por uma pessoa 20 anos mais nova que ele, ainda mais porque a mulher, a qual ele amava, tinha ido embora alguns dias antes. Já Nikki, desde o início é ela quem toma as atitudes e faz, de fato, tudo acontecer. Ela é super independente e decidida. 

Outros personagens surgem no livro com estórias paralelas, mas no meio do romance de Alex e Nikki é meio difícil prestar atenção neles. É um tanto quanto confuso na parte em que eles aparecem, e o leitor só entende o que eles estão fazendo ali, no final.

Sou apaixonada por essa estória, pela escrita de Federico que a torna tão leve, simples e fácil de se ler, mas confesso que o livro é grande demais. Poderia ser bem reduzido se o autor não prolongasse tanto o romance. O livro é meio que dividido assim: 3/4 romance e 1/4 drama-solução-fim.

No final surgem alguns problemas, que poderiam ser mais explorados, que são solucionados tão rápido que confunde um pouco. É como se dirigissem um carro a 30km/h por um longo tempo e depois aumentassem a velocidade para 100km/h e pá, do nada freassem.

Mas vale a pena. Principalmente se você gosta de ler fanfictions. Eu lembro que quando li pela primeira vez, uma menina tinha adaptado o livro para fanfic Beward, e por isso só consigo imaginá-los assim. Depois disso, ainda descobri que existia uma continuação, e mais, existe até um filme dirigido pelo próprio autor. Pretendo ler/ver em breve.

"Amor é perceber que talvez amar seja outra coisa. É sentir-se leve e livre. É saber que o coração dos outros não lhe é devido, não lhe pertence, não lhe cabe por contrato. A cada dia você deve merecê-lo."

0 comentários: