Resenha: O céu está em todo lugar



Título Original: The Sky is Everywhere
Título: O céu está em todo lugar
Autora: Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
Páginas: 423
Ano: 2011
Pontuação:    ♥ 



Este é um livro de estreia vibrante, profundamente romântico e imperdível. Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida - e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda...

Como se apaixonar por um livro na primeira página? Jandy Nelson tem o poder de te prender com sua escrita leve e fácil, sem enrolação. O céu está em todo lugar logo nas primeiras páginas me fascinou.
A estória de Len, que passou a vida toda como coadjuvante de sua irmã é trágica: Bails morre subitamente em pleno ensaio de teatro.

"Toda vez que alguém morre, uma biblioteca se incendeia"

O mundo de Lennie rui, a vida dela mudou da água para o vinho do dia para noite. Depois de um longo mês, quando ela se vê prestes a voltar às aulas e tem que lidar com todos os rostos de piedade do resto da cidade, tendo apenas um lugar onde ela pode realmente esquecer de tudo: Nos ensaios da banda. E são nesses ensaios que ela conhece Joe Fontaine, o mais novo galã da escola, lindo, simpático e ótimo músico. O suficiente para fazê-la sair do seu estado melancólico e se apaixonar.

Obviamente, não tão fácil assim. Len sente como se ninguém além de Tobby, namorado da falecida irmã, a entendesse. Os dois passam dias se encontrando para relembrar de Bail, além de se "consolarem" durante os surtos de saudade. A vida dessa complicada criatura sai ainda mais do eixo quando ela se vê apaixonada por Joe, mas ainda sim precisasse de Tobby para "estar" mais perto da irmã.

Paixão. Culpa. Saudade. São sinônimos de dor e estão presentes em casa página da trama, tornando-o demasiadamente instigante e que, pelo menos por um tempo, te teletransporta para o buraco negro que se tornou a família de Lennie.

"Quero que Bailey tenha essas palavras. Quero que saiba que sempre fará parte de todas as histórias, pois, assim como o céu, ela também está em todo lugar."

A capa nunca me chamou atenção, eu até demorei um tempo para ler por causa dela. A cada capítulo há uma "ilustração" com frases de Len, que nos ajuda muito a entender o relacionamento entre as duas irmãs. Sobre a esc escrita, eu já falei: Impecável.


1 comentários:

  1. Nossa que história! Nunca ouvi falar do livro ou do autor, mas achei super interessante a história e fiquei curiosa.

    meninadesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir