Resenha: O Oceano no Fim do Caminho

Título: O Oceano no Fim do Caminho
Título Original: The Ocean at the End of the Lane
Autor: Neil Gaiman                                
Páginas: 208
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Pontuação:         


Esse foi o primeiro romance de Neil Gaiman que li, fiquei um pouco apreensiva por não conhecer o estilo do autor, mas tive uma experiência totalmente diferente do que eu estava acostumada.

O livro começa contando a história de um homem de 40 anos que ao sair de um funeral, se vê de volta a sua antiga casa. Ele havia esquecido tudo sobre sua infância, mas a se ver na fazenda Hempstock as lembranças retornam como ondas de um oceano furioso. O nome dele não é citado no livro, por isso, vou chama-lo de Anonymous, ou Nonys se você preferir.

Nonys começa a lembrar de sua festa de sete anos, onde nenhum amigo apareceu. De seu presente de aniversário: um gatinho preto, chamado Fofinho. De quando os tempos ficaram difíceis e seu quarto, no alto da escada, começou a receber hospedes. Lembrou-se então do minerador de opalas – um inquilino que matou seu gatinho e, certa noite, pegou o carro da família e se suicidou.

Coisas estranhas começam acontecer, desde então. Um espírito antigo esfarrapado (a pulga) é atraído para sua cidade despertado pelo desespero do homem que se suicidara. O espírito passa a atormentar os sonhos dos habitantes da região, inclusive os de Nonys, que é o hospedeiro da praga.

O espírito assume a forma humana de uma mulher jovem e atraente, querendo a destruição de Nonys e de sua família, Úrsula Monkton (a pulga) se torna a governanta de sua casa e aos poucos vai conquistando a confiança de todos.

Sabendo que sua família não desconfiava da ameaça que Úrsula Monkton representava, Nonys recorre a ajuda da família Hempstock - três mulheres que moravam no fim do caminho, uma delas era Lettie, uma menina engraçada que falava coisas engraçadas, dentre elas, a existência de um  pequeno lago na parte de trás de sua casa, que segundo ela, era um oceano.


Neil Gaiman tem características próprias, diferente de todos os padrões. O livro tem uma narrativa excelente e a história te obriga a desconstruir todos os personagens com que você está acostumado. Uma leitura envolvente e carregada de ação. Um livro que merece um lugar reservado em sua estante. 


8 comentários:

  1. Não gosto de livros na verdade eu detesto livros mas eu amei a resenha e fiquei curiosa pra saber a história.
    acho que vou ler e comento o que achei rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim! Você vai adorar!
      Estou aguardando seu comentário rs
      Beijos <3

      Excluir
    2. Ah eu adoro ler um bom livro, esse ai já foi para minha lista..rs
      Beijo!*

      Excluir
    3. Você vai adorar, garanto.
      Beijos ;)

      Excluir
  2. Conheço Neil por Sandman, mas só também. Vou resumir em uma só palavra o que achei do livro: louco! E Nonys é um belo nome. rs
    Um beijo

    ResponderExcluir