Motivo pelo qual me tornei vegetariana



Decidi compartilhar meu novo estilo de vida com quem acompanha o blog, e para começar, é melhor explicar o porquê. Ao contrário do que a maioria pensa, os vegetarianos não se acham superiores nem nada, pelo menos eu não. Também não estou aqui para dizer que o que os onívoros fazem/comem está errado, ok? O único objetivo dessa categoria é falar mais sobre quem eu sou e, quem sabe, mudar a ideia errada que alguns têm sobre o vegetarianismo.

Tudo começou quando eu era pequena, não me lembro exatamente a idade, mas já faz tempo que eu não comia mais carne de porco e nem peixe. 
A de porco eu parei de comer porque passei semanas em um tipo de fazenda que criava uns dois porcos; eu ia quase todo dia visitá-los, até que no Natal, mataram o porco e comeram bem de boa, como se ali não estivesse quase que um membro da família. Já a de peixe, parei logo depois que ganhei um peixe beta, simplesmente porque não conseguia amar um peixe e comer outros. 
"Ah, e os outros animais?" 
Então, eu sabia que existiam os vegetarianos, mas nunca havia conhecido um. Até que um dia, conheci uma vegana. Descobri que esse tipo de pessoa realmente sobrevive e come bem. E sim, consome todas as proteínas, vitaminas, cálcio, aminoácidos, água, oxigênio e etc necessários para viver. Foi aí que eu comecei a trocar informações com ela, pesquisei sobre o assunto na internet, assisti vídeos didáticos e só quando decidi que realmente queria, mudei meu estilo de vida, e anunciei para a família. De cara, fui deserdada. Nunca ouvi tanta besteira na vida pelo simples fato de não comer alguma coisa. Ao passar do tempo, as reclamações sessam, mas as brincadeirinhas só aumentam. E é o que hoje, mais me chateia. Sofro um preconceito tremendo só porque penso diferente das outras pessoas. 
Mas ok, me tornei vegetariana, inicialmente pelos animais. Hoje amo, não só os peixes e os porcos, mas também as vacas, os bois e qualquer outro animal. Claro que eu tenho medinho de alguns, ou nojo, mas todos merecem viver. 
No entanto, a questão vai muito mais além. Sou uma pessoa que se preocupa com o planeta, e o meu estilo de vida colabora menos com a degradação do meio ambiente, já que a maior parte da destruição vem da criação de gado para consumo. E também tem a questão da quantidade de água usada nesse processo, e tal.
Eu não mudei só pelos animais irracionais, mas também pelos humanos. Mesmo que esses passem o horário do almoço inteiro falando sobre o que eu posso ou não comer, ou então dizendo "vou te pagar um churrasco para você parar com essa palhaçada". Sério, se você não é, mas conhece algum veg, tenha no mínimo respeito. Antes de tomar essa decisão, ela foi muito bem pensada e pesquisada. 
Sou (ovo-lacto) vegetariana há pouco tempo, ainda preciso ir ao nutricionista (coisa muito importante), e pretendo permanecer assim. Não sou triste, não passo fome e não ficarei subnutrida, obrigada. A única parte triste de ser vegetariana não é o fato de não comer carne e sim ter que aguentar a intolerância alheia. Eu entendo que alguns se sentem ofendidos de alguma forma, já que escolhi sair da minha zona de conforto e decidi fazer algo de diferente na vida, mas é desnecessária a agressão e, repito, preconceito que os comedores de carne fazem questão de expor.
"As plantas sofrem."
Ok.
"Enquanto você tá comendo ração, eu como esse bacon delicioso."
Ok.
"Nooooossa, você não come nada."
Ok.
E para todas as piadas, comentários ofensivos e etc, meu sonoro: Ok.

Por ora, é isso. Aos poucos compartilho minhas aventuras vegs aqui no blog. Se você tiver alguma dúvida, pode perguntar, mas pelo amor das vaquinhas, não me façam piadas sem graça.



"Os animais são amigos, não comida."


3 comentários:

  1. Meninas, gostei demais. Eu já tentei 3 vezes, mas por problemas de saúde não deu muito certo, mas não perdi as esperanças! Gostei da forma que vocês escrevem, depois vou voltar pra olhar posts antigos (eu gosto, haha), mas, estou seguindo vocês, pois gostei.
    Um cheiro!

    {vejoflor.blogspot.com.br}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Jessica? Mas você procurou ajuda de um médico? É muito importante. Que eu saiba não há restrições para esse tipo de dieta, muito pelo contrário. De repente seu médic é só um chato mesmo, hahaha.
      Obrigada pelo carinho, volte sempre.

      Excluir
  2. Não sou vegetariana, mas acho que a diferença entre alguém que não é, para alguém que assim como você é, tem que ser assim como todas as outras diferenças RESPEITADA! Até porque essa é uma escolha digna. O importante agora, em vez de se preocupar com as piadinhas alheias, é que você procure mesmo logo o nutricionista pra se certificar que realmente está levando uma vida saudável deste modo, porque ele sim vai te dar dicas de comidas legais (SEM carne), para que você possa viver bem! Parabéns pela iniciativa e eu adorei você ter feito um post a respeito, acho que é isso que falta: tornar esse assunto mais falado, mais divulgado e explicado, pois só conhecendo as pessoas deixam o pré-conceito (muitas vezes mal formado) de lado!

    http://sentirodrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir