Resenha: Tudo menos "normal"




Título: Tudo menos ''Normal''
Título Original: Anything but typical
Autora: Nora Raleigh Baskin
Páginas: 192
Ano:2012
Editora: Novo Século

Pontuação:     





Jason Blake é um autista de doze anos vivendo em um mundo neurotípico, de “pessoas normais”. Para ele, quase sempre é apenas uma questão de tempo até que alguma coisa dê errado. Mas Jason acaba encontrando um pouco de compreensão quando cruza com Phoenixbird, uma garota que publica histórias no mesmo website que ele. Jason pode ser ele mesmo quando escreve, e imagina que Phoenixbird, cujo nome descobre ser Rebecca, pode se tornar sua primeira amiga de verdade. Mas tanto quanto ansioso por conhecê-la, Jason está apavorado com a possibilidade de que, quando isso acontecer, Rebecca não seja capaz de enxergá-lo como realmente é, indo além das aparências.


Você sabe o quão intensa pode ser a vida de um autista? Bem, eu só soube, 
ou pelo menos comecei a ter uma ideia, depois de ler "tudo menos 'normal'". 
Para ser sincera, nunca tinha parado para pensar como era a "cabeça" dessas pessoas. Pelo menos na minha ignorância fazia mais sentido dizer que eles não batiam muito bem e meio que não viviam na mesma realidade que "pessoas normais". 

"Mas a coisa que as pessoas mais veem é o seu silêncio, porque alguns tipos de silêncio são, na verdade, bastante visíveis."

A estória de Jason Blake é narrada por ele mesmo, fazendo com que o leitor fique bem ciente que não há tantas diferenças assim. Ele pensa mais do que fala ou consegue demonstrar, o maior problema é que, pessoas como eu, e também a mãe dele acham que autistas precisam de todo cuidado sempre e que são incapazes. Porém, o jovem autista, na flor da idade, passa pelos mesmos problemas que qualquer outro adolescente, incluindo pessoas chatas na escola e problemas de paixão. 
Em um website, onde escreve sua própria história, que é contada paralelamente, ele conhece Rebecca (usuário: Phoenixbird), uma leitora que passa a acompanhar o jovem escritor. Eles passam semanas se comunicando através de mensagens, até que têm a oportunidade de se conhecerem pessoalmente. No entanto, Jason tem medo de que Becca saiba quem ele realmente é sem toda a distância para esconder a pessoa que todos discriminam. 
Os pais do garoto são super carinhosos, a mãe até demais, sendo um "pouco" protetora. Ele também tem um irmão mais novo que ao contrario dos outros o trata com igualdade. 
De longe, uma estória de criança, mas não se engane. Pode parecer inocente, porém, Nara Raleigh Baskin tem muito a dizer através da vida de Jason. Apesar da leitura ser um pouco cansativa, já que a mente dele não é como a de uma pessoa neurotípica, é fácil. O final ainda traz uma surpresa agradável ao leitor, super recomendo.


"Quando escrevo, posso ser ouvido. E fazer que me conheçam. Mas ninguém precisa olhar para mim. Ninguém precisa me ver, mesmo."

0 comentários: