Resenha: O Ladrão de Raios

Título: O Ladrão de Raios
Título Original: The Lightning Thief 
Autor: Rick Riordan                                 
Páginas: 385     
Ano: 2012
Editora: Intrínseca        
Pontuação:         
   
Esse livro é o primeiro volume da saga Percy Jackson e os Olimpianos. Se você gosta de mitologia grega e uma boa dose de aventura, escolheu o livro certo! Essa é minha saga preferida, então, vou TENTAR não exagerar nos elogios.

Perseu Jackson, ou Percy, se você preferir, aparentemente é um garoto comum. Tem doze anos, mora em Nova York com sua mãe Sally e seu padrasto asqueroso – Gabe, sofre de dislexia e déficit de atenção. Eu diria que ele é quase um garoto normal. Ou pelo menos tenta ser. Mas não para por aí, além de ser expulso com frequência dos colégios que estuda (exatamente seis vezes), Percy começa a ser perseguido por seres da mitologia grega. Tudo bem. Ele não é normal...

Após sofrer um ataque em sua escola, Percy descobre que seu melhor amigo, Grover, é na verdade um sátiro que tem a missão de levá-lo em segurança até o Acampamento Meio-Sangue. Lá ele descobre que é filho de Poseidon e recebe, além de poderes muito legais, uma tarefa importante: Resgatar o Raio Mestre de Zeus que foi roubado do Olimpo.

Sendo o principal suspeito do roubo, e a fim de evitar uma guerra entre os Deuses, Percy não tem outra opção a não ser ir atrás do raio. Mas antes, ele consulta o Oráculo para pedir informações sobre sua missão:

“Você irá para oeste, e irá enfrentar o deus que se tornou desleal.
Você irá encontrar o que foi roubado, e o verá devolvido em segurança. Você será traído por aquele que o chama de amigo. E, no fim, irá fracassar em salvar o que mais importa.”

Ele conta com a ajuda de Grover e Annabeth – uma garota que Percy conheceu assim que chegou ao acampamento, ela e Luke – que também se tornou um grande amigo de Percy, são um dos campistas mais antigos com acampamento. Geniosa e inteligente, Annabeth só poderia ser filha de Atena. Juntos eles vão enfrentar muitas aventuras e formar um laço de amizade que nem os Deuses poderão destruir.

O autor do livro é fabuloso. A maneira como o Rick Riordan fala da mitologia é de tirar o fôlego, simplesmente fantástica! A cada capítulo os personagens enfrentam uma aventura mais empolgante que a outra e quando você pensa que o arsenal de ideias do Rick está para acabar, ele te surpreende. E por falar em capítulos, os títulos dele são MARAVILHOSOS! São os títulos mais divertidos e bem bolados que poderiam existir. Ele é fantástico! A leitura é muito envolvente e gostosa, mas esse, não é nem de longe, o melhor livro da saga.


Sobre o filme: 

Em 2010 foi lançada a versão cinematográfica, e parece que eles esqueceram de se basear no livro. Creio que este foi um dos motivos para a série não ter tido um sucesso maior. As opiniões são divididas. Felipe Neto disse a seguinte frase em seu twitter: "vomitar é mais divertido". Apesar de serem ocultados alguns detalhes importantes, e de terem alguns erros gritantes como a Annabeth ser loira no filme e morena no livro, eu gostei da adaptação. A saga é realmente excelente.

O que salvou o filme mesmo foram os atores. Um elenco fabuloso: Logan Lerman (suspiros) como Percy Jackson, Jake Abel que foi Adam em “A Hospedeira” (outro livro que eu amo) como Luke, e ainda tem os atores Kevin McKidd (Grey’s Anatomy) e Sean Bean (Game of Thrones), como Poseidon e Zeus respectivamente.





6 comentários:

  1. Sou fã da série e nunca li uma resenha tão verdadeira como essa. Hoje em dia as pessoas acham que tudo quanto o Rick faz é perfeito. Hipocrisia.
    Excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh, Percy!! Adoro a saga, minha preferida!
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti a esse filme.. fiquei alucinada, eu e meus dois filhos... eles amaram também.. Assim como eu, amam livros e filmes.... agora quero demais ler esse livro.. não vejo a hora.. a resenha é ótima... bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perca tempo pra ler, vale muito a pena!
      Beijoss :*

      Excluir